Recursos
A urgência com que se fala hoje da mudança dos padrões de consumo actuais para mudar o estado das sociedades humanas - sejam as condições de vida e de produção nos países do Sul procurada pelo Comércio Justo, bem como a procura de alternativas menos poluentes para a melhoria do ambiente, ou ainda o fortalecimento das economias locais para uma comunidade global mais segura – provém do consenso atingido quanto à necessidade de alterações nas práticas de consumo nos países do Norte, em particular, para o desenvolvimento de um consumo responsável e ético.
É com agrado que constatamos a crescente consciência, nas sociedades contemporâneas, de que o modelo de desenvolvimento actual não é sustentável, pelo que existem mudanças urgentes a implementar no sistema produtivo e nos próprios estilos de vida. Este movimento tem vindo a fortalecer-se nos países mais desenvolvidos desde os anos 60, estando em Portugal hoje em franca expansão.
Existe pois um conjunto emergente de instrumentos, criados a nível nacional e europeu, que promovem a regulação das práticas de consumo, através da introdução de cláusulas com critérios ambientais e sociais nos processos de compra pública em centenas de entidades locais e nacionais em diversos países europeus, sob a chancela da União Europeia, sendo o comércio justo amplamente reconhecido nestes projectos enquanto instrumento para o desenvolvimento sustentável.
Nesta secção pretendemos disponibilizar um vasto conjunto de recursos, que têm vindo a ser elaborados no âmbito do desenvolvimento sustentável e em particular do consumo responsável, quer a nível governamental, quer não governamental. No fundo trata-se da reunião de informação proveniente de variadíssimas fontes, mas que contribui para um mesmo fim.