O projecto Territórios Sustentáveis esteve presente na Conferência Glocal 2009

A Câmara Municipal de Cascais (CMC), a Agenda Cascais 21 e o Grupo de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), promoverem nos dias 23 e 24 de Setembro, no Centro de Congressos do Estoril, a primeira Conferência Nacional sobre a Agenda 21 Local (A21L) - a GLOCAL2009 - sob o mote “Pensar Global, Agir Local”.
O encontro, organizado no âmbito do GreenFestival 2009, é inédito em Portugal.
A conferência teve como grandes objectivos reflectir sobre o modo como está a ser exercida a democracia participativa nos municípios portugueses, fazer um balanço das actividades realizadas no âmbito da A21L e lançou as bases para uma futura rede nacional de A21L, consolidando a sua actuação em Portugal e na Europa. Foram igualmente abordados os temas do orçamento participativo, pegada ecológica e responsabilidade social.
Durante a GLOCAL2009, também foi estreada a peça teatral “Para além do voto”, co-produzida pela Escola Superior de Biotecnologia da UCP e pela Teatrium21. Trata-se de uma comédia social que retrata a vida em comunidade, na qual a participação pública é, muitas vezes, reduzida à questão do voto. A história desenvolve-se a partir da vida na casa da família Cortês, que acaba a debater entre si a importância do desenvolvimento sustentável para a cidadania.
Os grandes públicos-alvo da GLOCAL2009 são os políticos e técnicos do poder local, regional e central, colaboradores de organizações não-governamentais, universidades, empresas e outras entidades empenhadas na sustentabilidade e na promoção da participação cívica ao nível local.
http://www.conferenciaglocal.org/