Universidade Lusíada de Lisboa
A Universidade Lusíada
Fundada em Lisboa, em 28 de Junho de 1986, a Universidade Lusíada cedo alargou as suas actividades ao Porto e a Vila Nova de Famalicão, bem como a Luanda, a Benguela (Lobito) e a Cabinda, na República Popular de Angola e, mais recentemente, a S. Tomé, na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Volvidos 23 anos, a Universidade Lusíada, que legitimamente ganhou dimensão nacional e internacional, orgulha-se do prestígio reconhecido e do contributo dado ao País na formação da sua juventude, garantia do seu futuro.
Com efeito, os milhares de jovens licenciados, mestres e doutores que, a nível nacional, obtiveram nela os graus académicos, testemunho da sua habilitação superior, desempenham hoje, nos mais diversos domínios, um papel fundamental para o desenvolvimento científico, cultural, económico e social do País, concretizando os mais nobres objectivos da Universidade Lusíada e, por esse facto, são o mais eloquente testemunho de que ela vai sendo uma instituição consciente da sua responsabilidade.
É que hoje, num Mundo confrontado com vertiginosas transformações de âmbito global, a nova sociedade exige profissionais com elevado nível cultural, científico e técnico que só uma formação verdadeiramente superior pode proporcionar. E a Universidade Lusíada, procurando responder a essas exigências e satisfazer legítimas aspirações de realização pessoal dos seus alunos, não poderia defraudar as expectativas de quantos a vêm preferindo.
Ao desafio de hoje, soma-se o de amanhã: perseverar na formação do capital humano, mais que necessário - essencial - ao desenvolvimento do País e à criação e articulação da sociedade do conhecimento - a exigente sociedade do futuro que já começou.
Tratando-se de uma Instituição de ensino e investigação, a Universidade Lusíada está atenta e preocupada com todas as questões da actualidade, entre as quais assumem particular importância as relativas ao ambiente e à sustentabilidade.
Reconhecendo que o modelo de desenvolvimento actual é insustentável, a Universidade Lusíada, fiel aos seus princípios, quer ser um actor fundamental no necessário processo de reformulação da forma como se consome, funcionando como modelo de referência social e daí ter aceitado, com satisfação e empenho, o desafio que lhe foi lançado pela Cores do Globo para participar, como case study, no projecto "Territórios Sustentáveis: Consumo responsável nas organizações privadas, públicas e 3º sector", na certeza de que dessa participação retirará muito contributos úteis para a mudança organizacional indispensável à implementação de um consumo mais responsável.